quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MEC pode ampliar número de dias letivos por ano

O Ministério da Educação está estudando uma proposta que prevê o aumento do numero de dias letivos no calendário escolar oficial.  A proposta foi divulgada pelo nesta terça-feira (13) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o seu painel no congresso “Educação” uma Agenda Urgente”.
Assim, o ano deixaria de ter 200 dias e passaria a 220 dias de aula. O MEC pretende realizar o aumento de forma gradual, chegando a meta de 220 dias nos próximos 4 anos.
“Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes”, comentou Haddad. O ministro ainda disse que o MEC já participou se reuniões junto ao Conselho Nacional de Educação e a União nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A proposta ainda está em fase inicial, já que é necessário que as entidades concordem com o projeto para então enviar para o Congresso Nacional aprovar.
O ministro comentou que a ideia de aumentar o numero de dia que os estudantes passam dentro das escolas apareceu após os resultados de diversas pesquisas. “Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar”, explicou. Segundo Haddad, a ideia deve ficar mais consistente após o Plano Nacional de Educação ser aprovado pela Câmara dos Deputados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário