quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A REVOLUÇÃO RUSSA - Um Comentário

A Revolução Russa foi um marco na história mundial ao fazer de um processo histórico ligado às questões socioeconômicas e culturais da Rússia um exemplo de revolução popular capaz de influir em questões políticas internacionais, bem como, na ascensão dos movimentos socialistas. Para entender um pouco melhor suas motivações temos que antes ressaltar alguns pontos que vão desde a crise do poder monárquico até a situação da economia russa.
Mesmo chegando ao poder, em 1917, os princípios socialistas da Revolução não perduraram durante muito tempo. Segundo alguns estudiosos, como o historiador Maurício Tragtenberg, o socialismo não teve suas ideias completamente aplicadas com o surgimento da União Soviética, contrariando aqueles que dizem que o socialismo foi uma forma de governo frustrada.
Devemos ainda salientar que a chegada de Stálin ao poder significou uma grande perda para a consolidação do projeto socialista. Seus desmandos e o poder excessivo interromperam a fixação de um governo realmente socialista. Hoje em dia, com o fim da bipolarização do mundo e o desenvolvimento do capitalismo, o estabelecimento do socialismo parece ser uma meta ainda mais distante.
Fonte: Mundo da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário