quarta-feira, 6 de novembro de 2013

THE BEATLES - PARTE II


Beatlemania
 Após a contratação pela Parlophone, os Beatles resolveram dispensar o baterista Pete Best. Este tinha um gênio difícil, e havia tempos estava desagradando os outros integrantes do grupo. Ainda que não se comprove, Lennon teria dito uma vez que Best era o mais bonito do grupo, e o assédio das fãs o estaria deixando com excesso de confiança, fazendo-o negligenciar seu desempenho na bateria. Em seu lugar, os rapazes chamaram Ringo Starr, também de Liverpool, que tocava em uma banda chamada Rory Storm and the Hurricanes.
 Em Outubro de 1962, lançaram o primeiro compacto, com a música “Love me Do” e “P.S. I Love you”, já com produção de George Martin. Fato pouquíssimo divulgado é que Ringo não tocou a bateria na gravação de Love me Do, pois George Martin teria preferido contratar o baterista de estúdio Andy White. O compacto chegou ao décimo-sétimo lugar nas paradas inglesas.
 A música “Please Please Me”, lançada em compacto em novembro de 1962, atingiu o primeiro lugar das paradas inglesa em 1963, e foi a primeira de uma série de 27 canções a alcançar tal façanha durante a curtíssima existência da banda. Logo eles começaram a gravar seu primeiro álbum, também intitulado Please Please Me. O álbum foi gravado em três dias e possuía não somente composições de Lennon e McCartney, mas também de outros compositores admirados pelos Beatles na época.
 E em Abril do mesmo ano, atingiram novamente o primeiro lugar com a música “From me to you”. Em Outubro, fizeram a primeira turnê em um país europeu após os primeiros sucessos, apresentando-se na Suécia, onde puderam observar a mesma histeria que estava sendo causada na Inglaterra.
 Em Novembro, apresentaram-se no show Royal Variety Performance na presença da rainha da Inglaterra, e gravaram seu segundo álbum, With the Beatles. Além do álbum With the Beatles, em 63, eles lançaram alguns compactos de sucesso que traziam músicas que não estavam presentes em seus álbuns, entre elas: “She loves You” (agosto/63) e “I want to hold your hand” (novembro/63).
 Embora tivessem feito sucesso rapidamente na Inglaterra e sido igualmente bem sucedidos em alguns países europeus, os Beatles ainda não tinham conquistado o mercado norte-americano. Com essa conquista em mente, Brian Epstein procurou o presidente da gravadora Capitol para lançar um compacto com a música “I want to Hold Your Hand” nos Estados Unidos e conseguiu firmar um contrato com um popular apresentador de televisão, Ed Sullivan, para que os Beatles fossem aos Estados Unidos e se apresentassem em seu programa de variedades.
 Antes da Capitol, algumas gravadoras já haviam lançado discos dos Beatles naquele país, como a VeeJay e a Swan, mas nenhum sucesso tinha sido obtido. Embora não houvesse grandes expectativas pela Capitol em relação aos Beatles, a CBS (canal de televisão americano) apresentou um pequeno documentário sobre o sucesso que os Beatles estavam causando na Europa. Os Beatles acabaram alcançando o primeiro lugar nas paradas americanas com “I Want to Hold Your Hand” em 1964.
 Quando os Beatles desembarcaram pela primeira vez nos Estados Unidos, uma multidão de fãs foi aguardá-los no aeroporto JFK no dia 7 de Fevereiro de 1964, em Nova Iorque. Após Nova Iorque, os Beatles acabaram conquistando o país inteiro. Em sua primeira viagem aos Estados Unidos, eles se apresentaram por três vezes no programa de variedades de Ed Sullivan, da rede de televisão CBS, e bateram recorde de audiência em uma transmissão ao vivo em sua primeira apresentação (aproximadamente 73 milhões de espectadores), no dia 9 de fevereiro.
 De volta à Inglaterra, os Beatles fizeram um filme de longa metragem dirigido por Richard Lester, A Hard Day’s Night. Lançaram um álbum com o mesmo nome do filme, o qual, pela primeira vez, continha apenas músicas compostas pela dupla Lennon/McCartney. A história era focada na Beatlemania, sem chegar a ser, no entanto, um documentário. Atualmente a obra é tida como um clássico cult, e é considerada por alguns como a grande precursora da idéia dos clipes (ou videoclipes). Em Agosto e Setembro de 1964, realizaram uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá, durante 32 dias, onde apresentaram 30 shows.
A evolução musical

Em 1965, eles foram condecorados pela Rainha britânica com MBE (Member of The Order of The British Empire) por sua contribuição a música britânica. Vários ex-combatentes de guerras também já condecorados acabaram devolvendo suas MBEs em protesto. No dia 15 de agosto, os Beatles apresentaram-se no Shea Stadium, um estádio de beisebol em Nova Iorque, para aproximadamente 56.000 fãs, um recorde na época.
 Foi o primeiro show na história do rock a ser realizado em um estádio. No mesmo ano, ao visitar um amigo que era dentista em Londres, John e George usaram a droga LSD pela primeira vez, oferecida sem o conhecimento deles em uma xícara de café. No mesmo ano, gravaram seu segundo filme, Help!, e lançaram um álbum com o mesmo nome. O LP foi um sucesso, principalmente com as músicas “Help!”, “Yesterday”(que foi composta por Paul McCartney. Ele havia sonhado com a melodia da música e depois compôs a letra), “Ticket to Ride” e “You’ve Got to Hide Your Love Away”.
 O filme, também dirigido por Richard Lester, tinha uma história ao estilo dos filmes de James Bond, sendo gravado nas Bahamas e na Áustria. Houveram cenas nas Bahamas e com skis que os integrantes da banda pediram para incluir porque nunca haviam estado nas Bahamas e nem andado de ski antes. Segundo eles fazia muito frio nas Bahamas e eles andavam durante as gravações apenas de malhas finas.
 Na época das gravações de Help! eles fumavam maconha até no café da manhã, e a cena do palácio de Buckingham demorou dias para ser filmada pois os beatles sempre chegavam ‘doidões’ às gravações e esqueciam as falas do Script. Ringo relata também no Beatles ? Anthology cap. 4 que certa vez estavam jogando um jogo durante as gravações e havia uma bomba, ele e George correram feito loucos por quilomêtros, só para ter uma desculpa para fumar um baseado e voltar.
 Mas foi com o lançamento do álbum Rubber Soul, também em 1965, que a banda conquistou a confiança de que precisava para, com uma maior liberdade em estúdio, explorar ao máximo a sua musicalidade. Rubber Soul foi muito bem aceito pelos críticos, e a banda introduziu instrumentos que não eram normalmente utilizados em discos de música pop.
 O sitar apareceu pela primeira vez em “Norwegian Wood”, idéia que partiu de George Harrison, que andava encantado com a música indiana. Utilizaram também um órgão Mellotron em algumas músicas. Rubber Soul fez muito sucesso com as músicas “Michelle”, “Nowhere Man”, “Drive My Car”, “In My Life”, além de “Norwegian Wood”.
 No dia 27 de agosto de 1965, The Beatles e Elvis Presley se encontraram em âmbito doméstico, sem evidências, até agora, de qualquer produto áudio/visual relevante. A única imagem alusiva ao encontro de Elvis e Beatles é uma foto em que John Lennon aparece saindo da casa de Elvis.
 Em 1966, em uma entrevista, John Lennon declarou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo e que o Cristianismo estava desaparecendo. Em protestos religiosos, durante a terceira tournê pelos Estados Unidos, vários discos da banda foram queimados em praça pública por religiosos fanáticos, e em alguns shows a Ku Klux Klan ameaçou intervir por discordar da afirmação de Lennon. John pediu desculpas mais tarde em uma coletiva, dizendo que foi mal interpretado.
 Com a intenção de se dedicar mais a suas composições e também pela falta de tecnologia na época que dificultava a realização shows ao vivo com qualidade sonora, os Beatles resolveram abondonar a realização de shows e dedicar-se mais ao estúdio de gravações.
 Os críticos acharam que isso seria o fim da banda. E Brian Epstein declarou posteriormente: “O que será de um empresário de uma banda de rock que não se apresenta ao vivo?”. Com isso, a banda realizou o último show em Candlestick Park, em São Francisco, nos Estados Unidos, no dia 29 de Agosto de 1966.
 Após o fim das exaustivas tournês, os Beatles lançaram o álbum Revolver ainda em 1966. George compôs três músicas para esse álbum. As outras composições eram todas de Lennon/McCartney. Revolver foi considerado inovador, assim como o álbum antecessor, Rubber Soul.
 Novos instrumentos e novas técnicas de gravação foram utilizados. A participação de George Martin como produtor dos Beatles tornou-se cada vez mais importante: ele fazia arranjos para as novas músicas, e sua formação clássica foi aproveitada em algumas canções. Revolver trouxe sucessos como “Eleanor Rigby” e “Yellow Submarine”.
 Em 1967, os Beatles lançaram um compacto com as músicas “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane”, uma amostra do que estaria por vir. O álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi lançado após o compacto e é considerado por muitos como o melhor álbum de rock de todos os tempos.
 Sgt. Pepper’s foi gravado em um período de 129 dias e trouxe novas técnicas de gravações, além de trazer uma das capas de discos mais famosas de todos os tempos. Muitas músicas foram compostas sob o efeito do ácido lisérgico.
 A música “Lucy in the Sky with Diamonds”, presente no álbum, foi censurada pela BBC por conter as mesmas iniciais de LSD. A idéia de Sgt Pepper’s era fazer com que cada integrante da banda gravasse o disco como se fossem de uma banda fictícia. Sendo assim, o disco começa com a música “Sgt Pepper’s” introduzindo uma nova banda e logo após é apresentado ao público Billy Shears que canta a música “With a Little Help From My Friends” (na verdade era Ringo que cantava a música).
 Após as duas primeiras músicas do disco, o conceito da banda imaginária foi abandonado e as músicas em sequência não seguiam o mesmo conceito. A música “A Day In The Life” era uma sequência de duas músicas que foram juntadas pela orquestra presente durante as gravações e se tornou uma música só.
 O disco foi aclamado pela crítica, recebeu o prêmio Grammy de melhor disco do ano. No mesmo ano, eles lançam o compacto com a música “All You Need Is Love” e apareceram tocando a música em um programa de televisão na primeira transmissão ao vivo para vários países, sendo vistos por milhares de pessoas.
 Os Beatles nesta época também começaram a seguir a religião indiana Hare Krishna, influenciados por George Harrison, e seguiram para um retiro espiritual com o guru Maharishi Maheshi na Caxemira, Índia. Foi neste retiro espiritual que eles receberam a notícia da morte de seu empresário Brian Epstein, em Setembro de 1967.
 Neste mesmo ano, John Lennon conheceu Yoko Ono, e a partir de então os Beatles ficaram relegados a segundo plano na vida de John. Após Sgt. Pepper’s, os Beatles resolveram fazer um novo filme, só que desta vez para televisão. Magical Mystery Tour surgiu de uma idéia de Paul McCartney, mas desagradou aos críticos e fãs. Após a primeira exibição em um canal de televisão inglês, houve um cancelamento por parte da emissora para uma segunda exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário